Outros 12 jan, 2017

Icterícia Neonatal


O Mudi, o Zuzu e 80% dos recém-nascidos tem icterícia. A doença deixa a pele e os olhinhos do bebe amarelados, e embora seja comum, precisa de atenção e cuidados. O problema acontece devido ao aumento no sangue do pigmento amarelo bilirrubina. Da mesma forma que outras substâncias, ele é produzido naturalmente pelo organismo como o resultado do rompimento das células vermelhas do sangue, que vivem por um curto período de tempo. “Assim que essas células morrem, a hemoglobina presente nelas se transforma em bilirrubina e é transportada para o fígado, no qual é metabolizada e em seguida excretada pelas fezes. Quando esse processo não ocorre adequadamente, o acúmulo de bilirrubina no sangue deixa a pele amarelada.

 

Tratamento

Se o médico perceber que o seu bebe esta amarelado, vai pedir um exame de sangue pra medir o nível de bilirrubina ainda na maternidade. Não da para escrever no post em números um nível alto ou baixo, pois depende do dia em que foi medido, e da idade do bebe. No caso do Youssef, deu 15 e ele foi para o banho de luz, até baixar para 9. A a icterícia dele foi causada pela incompatibilidade sanguínea entre mãe e filho (como no caso de mãe Rh negativo e filho Rh positivo, e no nosso caso, em que eu sou  O e o ele B). As icterícias por incompatibilidade sanguínea dependem de o quanto a mãe foi sensibilizada para produzir anticorpos contra os glóbulos vermelhos do filho.

Para recém-nascidos a termo, com peso de mais de 2,5 kg, os médicos brasileiros costumam indicar o tratamento a partir de 12 ou 13 mg/dl de bilirrubina no segundo ou terceiro dia, mas o cálculo é feito caso a caso e envolve alguns outros fatores. (Baby Center)

O tratamento é feito com fototerapia, o bebê é colocado sob luzes fluorescentes que ajudam a metabolizar a bilirrubina, para que ela seja excretada pelo fígado. A criança é colocada numa espécie de bercinho de luz, sem roupa, com os olhos cobertos por uma máscara protetora.

Como posso saber se meu filho está com icterícia?

O bebe sai da maternié o dade com 3 dias, e ate o sétimo precisa ir ao pediatra, portanto ele te falará se há ou não a necessidade de fazer algum exame. Mas se você estiver em casa preocupada, em um ambiente iluminado, pressione a barriguinha do bebe com um dedo, se quando você tirar estiver muito amarelado, consulte o pediatra.



Deixe o seu comentário

Carima Orra • todos os direitos reservados © 2020 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por