Zuzu ja esta com 10 meses (é clichê, mas esse tal de tempo voa mesmo) e faz 1 mes ja que tenho mudado a papinha dele. Ja tinha escrito sobre a introdução alimentar em outro post (aqui) e (aqui).
Agora, com 9 meses eu ja faço comidinhas mais sólidas, e no começo tive varias duvidas e falta de ideias.
Esse post vai para dar uma luz para as mamães que passaram pelo que eu passei.
A mastigação é uma função muito importante para o desenvolvimento facial (e geral) da criança. Ela é uma função aprendida e desenvolvida ao longo de toda a vida, responsável por quebrar os alimentos em pedaços menores para facilitar a digestão e absorção dos nutrientes.
A criança deve aprender desde cedo a comer mastigando muito bem os alimentos. O exercício desenvolvido na mastigação envolve estruturas como dentes, língua, músculos, ossos e articulações que trabalham de maneira conjunta, possibilitando o desenvolvimento harmonioso das estruturas da face. Por isso desde os seis meses deixo o zuzu com alimentos solidos nas mâos (sempre fico de olho) para ele treinar a mastigação.
Pois bem, agora vamos ao que interessa: as receitinhas.
Agora, as comidas não são mais misturadas, preparo cada uma em uma panela diferente. É imporatante que o bebe sinta o gosto real dos alimentos. E eu não uso carboidratos vazios, sempre com vitaminas.
• Dica numero 1. Sempre corto os legumes com a intenção que ele consiga segurar com as mãozinhas
• Dica numero 2.
Arroz sempre nutritivo. Uso ou o integral ou o de grãos da mãe terra, ou faço arroz falso de brocolis e couve flor. É tão simples, só cozinhar eles e quando estiver al dente, passar no processador.
Dica 3 – Sempre tenho feijão, lentilha ou grão de bico congelados. É muito prático e da para eu ir trocando o gosto no decorrer da semana. Tambem deixo em saquinhos, peito de frango, peixe (salmão e peixe branco) e carne (musculo, figado e patinho moido) congelados na medida certa para 2 refeições diarias.
Dica 4. Use temperos naturais! Ainda sem sal, mas com muito sabor.. oregano, louro, alecrim, manjericão, cebolinha, salsinha, tomilho, sálvia e cebola, são ótimas opções.
Agora vou dar exemplos de pratos completos:
■ Arroz integral, feijão branco com musculo, vagem cozida, chuchu, e abobrinha em rodelas. Tempero com alecrim e limão.
■ Arroz 7 grãos, feijão, hamburguinho nutritivo (patinho moido, aveia, quinoa, salsinha) brocolis e tomatinhos picados.
■ Arroz falso de brócolis, frango refogado com alecrim, batata doce e beringela assada, pepinos em rodelas.
■ Macarrão integral, feijão branco, ervila, pimentão amarelo, beterraba em rodelas, giló cozido e assado.
■ Arroz 7 grãos, lentilha, músculo refogado com pimentão e cebolinha, abobrinha, quiabo e cenoura assados e saladinha de pepino com tomate.
Esses são só alguns de milhões de combinaçoes que conseguimos fazer com muito amor ❤
Espero que tenham gostado!
Beijos