Dicas Pedagogia 14 out, 2016

A a importância da rotina


Bom noite pessoal!

Hoje vim escrever sobre o que andou acontecendo com o Mudi nesses últimos dias. Ele acabou de completar 17 meses, e esta uma delicia! Ja entende o que a gente fala, ja faz dancinha fofa, esta com um vocabulário de mais ou menos 8 palavrinhas. Junto com esse tanto de novidades, veio também a personalidade forte! Ja esta cheio de vontades, e quando contrariado, ja sabe muito bem se expressar, só que como ainda não sabe falar, vem as temidas birras.

Como ele ja ta maiorzinho, deixei de lado um grande aliado meu desde sempre: a rotina. Como estava de mudança, gravidez e pós graduação, e ele ja aguentava mais tempo acordado, comecei a trocar alguns horários. E comecei a perceber um comportamento diferente do Mudi, ele não estava mais caminho como era, ficava nervoso com mais facilidade, e quando chegou a temida agressividade eu parei pra pensar onde eu estava errando, e logo notei: a rotina não estava tão fixa, e precisava voltar a estar!

Essa semana voltei a fazer tudo certinho, com horários para ir ao mercado, para acordar o Mudi, do almoço e da janta, dos banhos, leitura e brincadeiras! Tudo organizado novamente!

Muitas vezes, nós, adultos, sentimos necessidade de quebrar a rotina, variar o nosso dia a dia, fazer tudo diferente, pois nos entediamos com as repetições. Com as crianças pequenas, acontece justamente o contrário! As repetições são muito importantes para que elas consigam lidar com o desconhecido.

Da mesma forma, para os pais, quanto mais a vidinha do filho estiver organizada, melhor! Vera Tschiptschin Francisco – psicanalista, pedagoga e membro-fundadora da Gesto Psicanálise – explica que o “o bebê e a criança pequena vivem uma certa fragmentação interna. Cada sentimento é muito intenso, por exemplo, a sensação de fome é uma sensação avassaladora. Por isso, garantir um tanto de cadência, de ritmo, de previsibilidade e de continuidade àquilo que já sentiu antes, àquilo que se repete, frente a toda surpresa inerente ao desenvolvimento é fundamental”. Ressalta também a importância da rotina para a mãe: “a rotina acalma e diminui a angústia da mãe, que aperfeiçoa o contato e passa a se comunicar com bebê e com a criança pequena muito melhor”.

Gente! Ema dois dias que eu fixei novamente os horários, Mudi é outra criança, ou melhor, a criança que sempre foi! Um amor, parou de ficar chorando sem motivos, muito menos irritado e com muita disposição para as nossas atividades diárias!

Vim escrever aqui por que se você mamãe esta com um bebe irritado por ai, a rotina pode ser a solução! Não deixem de prestar atenção nos comportamentos das crianças, embora eles ainda não saibam falar, se a gente observar bem, vamos saber resolver!

Beijos!

 

 

Carima

postado por

Carima


Deixe o seu comentário

Carima Orra • todos os direitos reservados © 2020 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por